O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, garantiu que o leilão de dólares efetuado hoje pela instituição não representou nenhuma intervenção no mercado de câmbio. "É um processo normal', destacou.
Meirelles lembrou que o Banco Central já havia anunciado em janeiro deste ano que não tem metas de câmbio ou nenhuma outra meta associada a esse fator ou a outros. "A única meta que o Banco Central persegue é a de inflação", afirmou.
Segundo Meirelles, o BC e o Tesouro Nacional têm o objetivo de recompor gradualmente as reservas, o que ocorreu várias vezes durante 2003, na época dos acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
A partir de janeiro deste ano, teve início um novo processo, pelo qual o Tesouro faz suas compras segundo critérios já anunciados e o Banco Central, no momento em que julga adequado, pelas condições de liquidez e para evitar a flutuação do mercado. Da mesma forma, o banco decide fazer emissões externas, ou não. "Não há nada de especial com o dia de hoje", assegurou.
Meirelles: Compra de dólares não foi intervenção no mercado
Arquivado em:
Terça, 07 de Dezembro de 2004 às 08:19, por: CdB