Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2024

Operação desmantela quadrilha que aplicava golpes telefônicos

Arquivado em:
Quarta, 29 de Novembro de 2006 às 14:55, por: CdB

Uma quadrilha que aplicava o golpe do telefone foi desmantelada pela Operação Linha Cruzada, ação conjunta envolvendo polícia e Ministério Público. A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira, pela Coordenadoria de Inteligência do Sistema Penitenciário (Cispen), o Ministério Público e agentes da 14ª DP (Leblon), resultou na prisão de nove pessoas e na identificação de outras nove que já cumprem pena no sistema penitenciário do Rio.

A quadrilha era formada por internos do Presídio Evaristo de Moraes que vinham praticando o golpe da extorsão por telefone. As outras pessoas detidas eram companheiras dos detentos e clientes de bancos que recebiam, em suas contas correntes e poupanças, quantias depositadas pelas vítimas das extorsões.

De acordo com as investigações, os detentos, usavndo telefones celulares, ligavam para uma vítima previamente escolhida e afirmavam ter seqüestrado uma pessoa da família dela. Em troca da integridade física do suposto refém, exigiam depósitos em dinheiro, a aquisição de cartões de recarga de telefone celular ou a entrega de jóias ou outros objetos de valor.

As extorsões vinham sendo praticadas desde dezembro do ano passado e continuaram até abril deste ano. Os acusados serão indiciados pelos crimes de extorsão e formação de quadrilha. Outros quatro mandados de prisão ainda terão que ser cumpridos, três no Rio e um em São Paulo. Os acusados estão foragidos.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro alerta que golpes desse tipo podem ser detectados e ter seus autores processados, desde que as vítimas colaborem com as investigações. O MP conselha usuários de linhas telefônicas que receberem ligações com informações sobre seqüestro ou oferecimento de prêmios e outras promoções verifiquem onde estão as pessoas da família e entrem em contato com as empresas responsáveis pelos prêmios ou promoções.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo