Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome já está em São Francisco do Itabapoana, na região norte fluminense, para investigar as denúncias de uso eleitoral do Programa Bolsa Família. Os técnicos do ministério vão fazer um levantamento de todos os programas de transferência de renda do governo federal no município.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, a equipe está orientada a verificar toda a documentação dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família junto à prefeitura, os dados do cadastramento das famílias e o trabalho realizado pela agência local da Caixa Econômica Federal, que faz o pagamento do benefício.
Os técnicos também vão conversar com algumas famílias beneficiadas pelo programa para identificar algum tipo de irregularidade no cadastramento. A assessoria de imprensa esclareceu que o pagamento do benefício em São Francisco de Itabapoana não foi suspenso, apenas o cadastramento foi paralisado.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome já vem cumprindo um cronograma de investigação dos programas de transferência de renda do governo federal, que começou pelo estado de Minas Gerais, principalmente nos municípios onde é grande o número de famílias beneficiadas.
Atualmente, os técnicos estão realizando investigações em Uberaba. Depois vão para Ouro Preto, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Belo Horizonte. E que deslocará equipes para os municípios onde ocorrer denúncias de irregularidades, a exemplo do que aconteceu em São Francisco do Itabapoana.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Marcus Faver, disse nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que o TRE vai investigar as denúncias de uso eleitoral do Bolsa Família em São Francisco do Itabapoana. O Bolsa Família foi lançado naquele município fluminense em outubro do ano passado e atende atualmente mais de 1 mil e 300 famílias.
Técnicos do governo investigam o uso eleitoral do Bolsa Família no RJ
Arquivado em:
Segunda, 20 de Setembro de 2004 às 11:10, por: CdB