O deslocamento militar sírio para o vale de Bekaa (leste), iniciado há uma semana, continuam em ritmo acelerado. As tropas deixaram todas as posições no norte e na montanha de Metn (nordeste).
Todas as posições no norte do Líbano foram evacuadas na noite de domingo e a presença militar síria se limita atualmente a seis locais dos serviços de inteligência, com efetivos de 200 a 300 homens.
Os caminhões militares que transportam o material, assim como os ônibus e jipes que transportam as tropas, partiram em direção à fronteira síria pela estrada de Homs (centro da Síria).
O norte do Líbano foi, durante várias décadas, uma região de influência da Síria, e a intervenção militar desse país em 1976 começou na meseta de Akkar, que domina ao vale de Bekaa.
O exército sírio também evacuou todas as suas posições na região montanhosa de maioria cristã de Metn (ao nordeste de Beirute), que domina à planície de Bekaa e ao litoral.
Segundo o ministro da Defesa libanês, Abdel Rahim Murad, quase 6.000 soldados sírios estão envolvidos nesta primeira etapa da retirada.
Antes da primeira fase, quase 14.000 soldados estavam posicionados no Líbano, a maioria deles no vale de Bekaa.
Tropas sírias já abandonaram todo norte do Líbano
Arquivado em:
Segunda, 14 de Março de 2005 às 03:44, por: CdB