O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, deve anunciar nos próximos dias a data do plebiscito sobre o plano dos prisioneiros, disse, terça-feira, o porta-voz da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e principal assessor do presidente, Yasser Abed Rabbo.
As declarações de Rabbo foram feitas depois que o Comitê Executivo da organização concluiu hoje, na cidade cisjordaniana de Ramala, uma reunião na qual se analisou se o prazo para que se chegue a um acordo sobre o plano dos prisioneiros será prorrogado ou se será fixada uma data para convocar um plebiscito público sobre o documento.
A iniciativa, promovida pelo deputado do Fatah Marwan Barghouthi, que está detido em um cárcere israelense e condenado a cinco penas de prisão perpétua, defende o estabelecimento de um futuro Estado palestino nas fronteiras prévias à guerra de 1967.
Os líderes do movimento islâmico Hamas rejeitaram o documento e, segundo diferentes fontes, deve convocar seus seguidores a boicotar o referendo.