Acidente de trem mata cerca de 120 pessoas no Paquistão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 13 de julho de 2005 as 09:53, por: CdB

Um trem de passageiros lotado bateu contra outro em uma estação do Paquistão, nesta quarta-feira, e um terceiro trem colidiu em seguida, matando cerca de 120 pessoas e ferindo centenas.
Cerca de 1.000 pessoas estavam a bordo em cada um dos trens, e muitos dormiam no momento do desastre, ocorrido no início da manhã.

Autoridades do sistema ferroviário disseram que o acidente foi causado por falha humana. Policiais e equipes de resgate ainda estão procurando corpos nos destroços.

– Eu estava dormindo. Acordei com o barulho de uma grande batida e depois tudo balançou e havia fumaça por todos os lados – disse Mohammad Amin, que se feriu no acidente.

– Ficou tudo escuro… Bati no chão e desmaiei – disse Amin, que estava desesperado procurando um filho.

O trem Karachi Express, que partira da cidade de Lahore, leste do país, entrou na parte traseira do Quetta Express, que estava parado em uma estação perto da cidade de Ghotki para consertos, disse a polícia.

Um terceiro trem, vindo da direção contrária, a partir de Karachi, bateu em três vagões que haviam descarrilado, disse a polícia.

Ghotki, na província de Sindh, fica a 430 quilômetros a nordeste da cidade portuária de Karachi.

Um fotógrafo disse que viu cerca de 50 corpos ensanguentados perto da cena do acidente. Muitos feridos estavam sendo tratados ali. A polícia disse que 114 corpos foram mandados para o hospital, mas que outros estavam presos entres os destroços. No total, dezenove vagões descarrilaram.

O presidente Pervez Musharraf descartou sabotagem.

– Está claro que não houve sabotagem, pode ter havido desatenção – disse ele à televisão estatal de Karachi.

Autoridades do setor de transportes disseram que o condutor do Karachi Express ou violou o sinal vermelho, ou tinha dormido.

O pior acidente de trens do Paquistão foi em 1990, quando 307 pessoas morreram na colisão de um trem de passageiros com um de carga, também na província de Sindh. Um acidente em Punjab matou 136 pessoas em 1997.