Ações da Volkswagen caem diante trimestre mais fraco

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de março de 2005 as 11:19, por: CdB

Esperanças de uma recuperação da Volkswagen desapareceram nesta terça-feira após a maior fabricante de automóveis na Europa prever fraco desempenho no primeiro trimestre, mas lucros operacionais mais altos em 2005. A companhia justifica suas estimativas pelo programa de reestruturação e pela troca dos modelos de sua linha para enfrentar o mercado lento, o euro mais forte, os altos preços das matérias-primas e lucros menores na China.

O cenário mais fraco para o primeiro trimestre impactou nos preços das ações da Volkswagen, que perdiam cerca de 2,5% nesta manhã.

– Lucros operacionais após itens especiais melhorarão em 2005. Contudo, a extensão desta melhora depende de fatores externos que não podem ser previstos no presente – declarou o grupo alemão.

O presidente-executivo, Bernd Pischetsrieder, disse em conferência que está confiante que o grupo alcance suas metas de economia em 2005 de 3,1 bilhões de euros (US$ 4,11 bilhões) sob seu programa ForMotion.

– Em face à crescente pressão pelo preço, taxas de juros desfavoráveis e incerteza quanto ao desenvolvimento nos custos das matérias-primas, especialmente o aço, a situação competitiva em nossa indústria será exacerbada – disse ele.

Analistas esperam que a pressão sobre o preço e instabilidade cambial absorva uma grande fatia das economias.