A Adobe Systems Incorporated anunciou, nesta segunda-feira, a compra da Macromedia por meio de troca de ações avaliada em US$ 3,4 bilhões. Os acionistas da Macromedia receberão 0,69 ação da Adobe por cada um de seus títulos, o que representa um prêmio de 25% sobre o fechamento dos papéis na sexta-feira. Com base neste preço, o valor a ser pago por cada ação da Macromedia é e US$ 41,86 e, segundo a companhia, os acionistas dessa empresa possuirão 18% da companhia resultante da fusão.
De acordo com comunicado da Adobe, empresa de programas de desenho gráfico conhecida pelo ‘Acrobat’, a compra unirá as duas companhias com produtos complementares. Os analistas acrescentam que a operação reforçará a liderança da Adobe no mercado de criação e distribuição de documentos digitais, além de conseguir responder melhor à demanda de soluções de audio e vídeo compatíveis com outros produtos.
O comunicado ressalta que a fusão da Adobe e Macromedia oferece, além disso, oportunidades para crescer em novos mercados, especialmente nos segmentos de telefonia celular. O atual diretor-gerente da Adobe, Bruce Chizen, vai manter o posto na companhia resultante da fusão, enquanto que o presidente da Macromedia, Stephen Elop, passará a ser presidente de operações mundiais.
A Adobe, fundada em 1982 e que tem 4 mil empregados, espera que a operação eleve seus ganhos já no primeiro ano. A Macromedia foi criada uma década depois e conta com 1.500 empregados. A operação, que deve ser concluída no quarto trimestre, é a última anunciada em uma fase de consolidação do setor de fabricantes de programas informáticos.
Em dezembro, a Symantec comprou a Veritas por US$ 13,5 bilhões e a Oracle adquiriu a PeopleSoft por US$ 10,3 bilhões.