O aeroporto internacional de Beirute foi reaberto para vôos comerciais nesta quinta-feira, pela primeira vez em cinco semanas e quatro dias depois que uma trégua negociada pela Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu a guerra entre Israel e os guerrilheiros do Hezbollah, informaram fontes do aeroporto.
A retomada dos vôos comerciais põe fim ao bloqueio aéreo de Israel sobre o Líbano. Um bloqueio marítimo, entretanto, continua em vigor.
Um avião pertencente à Middle East Airlines (MEA) com passageiros civis vindo de Amã, na Jordânia, foi o primeiro a pousar em Beirute. Em seguida, chegouum vôo da Royal Jordanian, disseram as fontes.
O aeroporto foi fechado no dia 13 de julho, quando Israel bombardeou suas pistas de decolagem, um dia depois que o Hizbollah capturou dois soldados israelenses. As pistas e tanques de combustíveis também foram atingidos por ataques aéreos posteriores. Apenas uma das três pistas poderá funcionar.
Durante os 34 dias de guerra, Israel permitiu apenas que aviões carregando ajuda humanitária pousassem no aeroporto. Cinco aviões da MEA que estavam em Beirute quando começou a guerra foram transferidos para Amã para que ficassem em segurança.