Afeganistão anuncia cessar-fogo com Talebã

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 7 de junho de 2018 as 13:42, por: CdB

A decisão foi tomada após reunião de clérigos islâmicos de todo o país na semana passada, quando foi declarada uma fátua, ou uma ordem religiosa, contra atentados suicidas

Por Redação, com Reuters – de Cabul:

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou pela primeira vez um cessar-fogo sem pré-condições com o Talebã nesta quinta-feira, coincidindo com o fim do mês de jejum da religião muçulmana, o Ramadã, mas excluiu outros grupos militantes como o Estado Islâmico.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani

A decisão foi tomada após reunião de clérigos islâmicos de todo o país na semana passada; quando foi declarada uma fátua, ou uma ordem religiosa, contra atentados suicidas.

Os clérigos também recomendaram um cessar-fogo com o Talebã, que está tentando restaurar a rígida lei islâmica após sua derrubada do poder em 2001; e Ghani apoiou a recomendação, anunciando que irá abaixar as armas até o dia 20 de junho.

Ghani já pediu cessar-fogos com o Taliban anteriormente; mas essa é a primeira oferta sem pré-condições desde que foi eleito em 2014.

Explosão em Bagdá

Pelo menos 18 pessoas foram mortas e mais de 90 ficaram feridas em uma explosão no distrito de Sadr City, em Bagdá, nesta quarta-feira; disse uma fonte da polícia iraquiana.

Fotos do local mostravam um carro e um prédio destruídos; além de parentes de vítimas chorando.

Esconderijo de munição

Um porta-voz do Ministério do Interior disse em um comunicado; que a explosão foi resultado da detonação de um esconderijo de munição e que as forças de segurança abriram uma investigação.

A munição foi armazenada em uma mesquita e a explosão aconteceu durante a transferência para um carro estacionado nas proximidades; informou a fonte policial.

Mais cedo, a televisão estatal citou um porta-voz do ministério que descreveu a explosão como “uma agressão terrorista contra civis”; que causou “mártires e feridos”.

As autoridades

As autoridades não deram uma explicação das discrepâncias entre as duas declarações, nenhuma das quais forneceu o número de vítimas.

Sadr City é um reduto do clérigo nacionalista Moqtada al-Sadr, cujo bloco político venceu as eleições parlamentares de 12 de maio. O Parlamento ordenou uma recontagem nacional de votos nesta quarta-feira.

Em maio, duas bombas caseiras foram jogadas na sede do Partido Comunista Iraquiano, que faz parte do bloco de Sadr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *