Afeganistão afirma que retirada de militares dos EUA não afetará segurança

Arquivado em:
Publicado Sexta, 21 de Dezembro de 2018 às 08:56, por: CdB

As declarações do Governo afegão acontecem no mesmo dia que veículos de imprensa norte-americanos informaram que Trump planeja retirar do Afeganistão metade dos militares desdobrados no país.

Por Redação, com EFE - de Cabul

O Governo do Afeganistão afirmou nesta sexta-feira que a retirada de "poucos milhares" de militares norte-americanos não afetará a segurança no país, depois que veículos de imprensa dos Estados Unidos informaram que o presidente Donald Trump planeja retirar da nação cerca de metade dos 14 mil soldados desdobrados.
militares.jpg
Cabul afirma que retirada de militares dos EUA não afetará segurança
– Se as poucas milhares de tropas estrangeiras que estão envolvidas, sobretudo, em missões de assessoria, treino e assistência, deixarem o Afeganistão, não afetará nossa segurança porque nos últimos quatro anos e meio a segurança esteve totalmente em mãos afegãs – disse o Palácio Presidencial em comunicado. O departamento de comunicação do presidente afegão, Ashraf Ghani, lembrou que "a maior parte dos analistas acreditava que o Afeganistão ia colapsar com a partida de mais de 100 mil tropas estrangeiras" em 2014. Mas as previsões não chegaram a se cumprir graças ao papel das forças de segurança afegãs, segundo o comunicado. As declarações do Governo afegão acontecem no mesmo dia que veículos de imprensa norte-americanos informaram que Trump planeja retirar do Afeganistão metade dos militares desdobrados no país. A maior parte destes soldados são integrados na missão de treino das tropas afegãs realizadas pela Otan, que conta, além disso, com o apoio das tropas americanas que realizam de maneira independente a antiterrorista Operação Sentinela da Liberdade.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo