Afogamento de criança na Grécia é primeira fatalidade após Turquia abrir a fronteira

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 2 de março de 2020 as 13:57, por: CdB

Uma criança morreu depois que um barco naufragou nesta segunda-feira no litoral da ilha grega de Lesbos, disseram autoridades da Grécia.

Por Redação, com Reuters – de Atenas

Uma criança morreu depois que um barco naufragou nesta segunda-feira no litoral da ilha grega de Lesbos, disseram autoridades da Grécia, a primeira fatalidade relatada desde que a Turquia abriu sua fronteira na semana passada para permitir que imigrantes cheguem à Europa.

Criança chora em meio a imigrantes do Afeganistão que chegam a ilha grega
Criança chora em meio a imigrantes do Afeganistão que chegam a ilha grega

Separadamente, duas fontes de segurança turcas disseram à Reuters que um imigrante sírio morreu em decorrência de ferimentos nesta segunda-feira depois que forças de segurança gregas intervieram para impedir que imigrantes cruzassem da Turquia para a Grécia, mas Atenas classificou a afirmação como “fake news”.

Síria

Mais de 10 mil imigrantes, a maioria da Síria, de outros países do Oriente Médio e do Afeganistão, chegaram às fronteiras terrestres da Turquia com a Grécia e a Bulgária, Estados da União Europeia, desde que Ancara comunicou na quinta-feira que não os manterá mais em seu território.

Policiais gregos e turcos dispararam gás lacrimogêneo contra a multidão presa entre as cercas da terra de ninguém durante o final de semana.

Imigrantes

Mais ao sul, pelo menos mil imigrantes chegaram às Ilhas Egeias do leste grego desde a manhã de domingo, segundo a polícia grega.

A Guarda Costeira grega disse que o barco que naufragou na costa de Lesbos havia sido escoltado por uma embarcação turca. Quarenta e seis pessoas foram resgatadas e duas crianças foram hospitalizadas, uma das quais não foi possível ressuscitar.

Outro bote com cerca de 30 afegãos aportou em Lesbos no início da manhã, noticiou um jornalista da Reuters na ilha. Trinta e três outros foram resgatados no litoral de Farmakonissi, uma ilha pequena próxima da Turquia, disse a Guarda Costeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *