Águia de Ouro vence o carnaval paulistano com homenagem a Paulo Freire

Arquivado em: Destaque do Dia, São Paulo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 25 de fevereiro de 2020 as 18:52, por: CdB

O samba-enredo da escola exaltou o educador Paulo Freire, odiado pela nova administração federal; e a evolução do conhecimento humano, desde o surgimento do homem até o futuro.

Por Redação – de São Paulo

A escola de samba paulistana Águia de Ouro conquistou seu primeiro título do Grupo Especial do Carnaval 2020 em São Paulo, nesta terça-feira. O Acadêmicos do Tatuapé liderou a maior parte da apuração, mas terminou em quarto lugar. A Mancha Verde (2º lugar) e a Mocidade Alegre (3º lugar) também puderam comemorar.

Os 269,9 pontos da Águia — um décimo apenas acima da segunda colocada — garantiu a festa sobre a Mancha Verde, que fez um desfile correto e somou 269,8 pontos. A Águia de Ouro conquistou os jurados e teve nota 10 em seis dos nove quesitos avaliados: samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegoria e bateria.

O samba-enredo da escola exaltou o educador Paulo Freire, odiado pela nova administração federal; e a evolução do conhecimento humano, desde o surgimento do homem ao futuro mais parecido com aqueles dos filmes de ficção científica. O enredo “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, o samba-enredo não foi tão bem recebido pelo público quanto os sambas da Gaviões da Fiel e da Mocidade Alegre.

Pé quente

O carnavalesco Sydnei França estreou na Águia de Ouro trazendo a experiência de 11 carnavais na Mocidade Alegre, e outros desfiles em escolas como Gaviões da Fiel e Unidos de Vila Maria.
Com efeito que simula o fogo, uma das alegorias da escola fez referência às bombas atômicas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em agosto de 1945.

Musa da Águia de Ouro, a modelo Tati Minerato disse que ficou emocionada com o título inédito de sua escola.

— Eu sou pé quente. O nosso desfile foi demais. Desde o momento que eu pisei o pé na concentração, senti uma coisa diferente. A escola estava muito afiada — concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *