O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu denúncias de cidadãos que estão recebendo falsas mensagens eletrônicas. No e-mail, falsamente identificado como do TSE, o cidadão é informado que seu título de eleitor foi cancelado.
A mensagem afirma que o motivo foi uma irregularidade no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
“Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo”, diz o texto enviado aos internautas.
Se tentar abrir o arquivo, o cidadão dá início a um vírus de computador.
O TSE informa que não envia mensagens eletrônicas aos eleitores, “nem autoriza nenhuma outra instituição ou parceiro a fazê-lo em seu nome”.
O tribunal orienta o eleitor que receber pedido de solicitando atualização de dados cadastrais, a apagar a mensagem.
Se o eleitor ficar em dúvida sobre seu título, deve pesquisar a situação do documento na página do TSE.
No endereço www.tse.gov.br, clique em Serviços ao Eleitor, localizado no quadro Acesso Rápido, à esquerda da página. No ítem Consulta ao titulo de eleitor e local de votação, basta digitar o número do título de eleitor que aparecem as informações.
Elogio devido
O cabo Xavier, responsável pela organização do trânsito no entorno do Theatro Municipal, no Centro do Rio, merece o elogio dessa coluna por sua urbanidade e a forma educada como se dirige aos cidadãos.
Caso raro de se encontrar no dia-a-dia das grandes cidades, o policial militar não apenas esclarece aos motoristas sobre seus direitos no Código Nacional de Trânsito, como informa os interessados em obter maiores detalhes sobre a legislação sobre os melhores caminhos a seguir nessa selva de artigos e parágrafos.