O Alibaba Group iniciará sua grande liquidação anual de 24 horas na próxima segunda-feira, com grandes ofertas e descontos.
Por Redação, com Reuters – de Xangai
O Alibaba Group iniciará sua grande liquidação anual de 24 horas na próxima segunda-feira, com grandes ofertas e descontos e uma apresentação da estrela pop norte-americana Taylor Swift para coroar a data, mirando um novo recorde de vendas no Dia do Solteiro.
A liquidação de 11 de novembro deste ano acontece no momento em que a gigante chinesa do varejo, que vale US$ 486 bilhões, passa por uma grande reviravolta, a renúncia de seu extravagante cofundador Jack Ma da presidência em setembro, e almeja arrecadar até US$ 15 bilhões com uma venda de ações em Hong Kong ainda neste mês.
Semelhante à Black Friday e à Cyber Monday nos Estados Unidos, o Dia do Solteiro, promovido inicialmente pelo presidente-executivo do Alibaba, Daniel Zhang, em 2009, cresceu rapidamente desde então e se tornou o maior evento mundial de venda pela internet.
O Alibaba teve vendas de US$ 30 bilhões em suas plataformas no Dia do Solteiro do ano passado, valor que superou os US$ 7,9 bilhões de vendas online da Cyber Monday nos EUA, mas o crescimento de vendas de 27% foi o mais baixo nos 10 anos de história do evento, o que provocou uma busca por novas ideias.
“Este ano será o 11º festival em 11 do 11, com a participação de mais de 200 mil marcas, 1 milhão de produtos novos em oferta, e se espera que mais de 500 milhões de usuários participarão, cerca de 100 milhões a mais do que no ano passado”, disse o Alibaba em um comunicado.
Taylor Swift, cujo disco mais recente, Lover, quebrou recordes na China, comandará o evento de gala de abertura deste ano ao lado de celebridades locais como Jackson Yee. A artista também se apresentou no show do Prime Day, da rival Amazon.com, no início deste ano.
Dia do Solteiro
As comemorações do Dia do Solteiro do Alibaba já contaram com a cantora norte-americana Mariah Carey e o músico Pharrell Williams.
Influenciadores online também devem desempenhar um papel de destaque na divulgação de produtos deste ano, já que o Alibaba recorre cada vez mais a eles para aumentar a interação em seu aplicativo.
A empresa fez uma parceria com o Kuaishou e o Douyin, dois aplicativos chineses populares, para ajudar a transmitir suas promoções, e na véspera do show até recrutou a celebridade empreendedora norte-americana Kim Kardashian, que lançou um stream no site Tmall para divulgar sua linha de produtos de beleza KKW.