Allen Johnson critica antidoping dos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 14 de julho de 2004 as 18:21, por: CdB

O norte-americano Allen Johnson, tetracampeão mundial dos 110m com barreiras, comparou a USDA, a agência antidoping norte-americana, a uma “organização nazista”, devido a crise que toma conta do atletismo dos Estados Unidos, com várias estrelas sob a acusação de usarem substâncias proibidas.

Segundo o velocista de 33 anos, a entidade tem feito acusações a atletas norte-americanos, sem que eles tenham sido flagrados em exames antidoping. Vários campeões estão sob investigação, após a descobertas de documentos no laboratório Balco que os incriminariam.

Para Johnson, a USADA deveria apoiar os atletas norte-americanos e não organizar uma “caça às bruxas” como fez com Marion Jones, ganhadora de três medalhas de ouro na Olimpíada de Sydney (2000) e seu marido, o velocista Tim Montgomery, atual recordista mundial dos 100m rasos – sob pressão, os dois fracassaram nas tentativas de garantir classificação aos Jogos de Atenas.

Allen Johnson vai tentar garantir sua vaga nos 110m com barreiras no próximo sábado, no pré-olímpico de atletismo que está sendo disputado em Sacramento, na Califórnia.