O assistente virtual do Google promete melhorar continuamente seu conhecimento do português, ao ponto de fornecer respostas articuladas nesse idioma
Por Marcello M Perongini – do Rio de Janeiro:
Anunciado em maio e lançado, finalmente, em setembro deste ano, o Allo continua sua luta para conquistar novos usuários, inclusive com campanhas publicitárias inspiradas em famosas séries da plataforma de entretenimento Netflix.
No mais novo vídeo sobre o aplicativo, publicado no último dia 6 de dezembro na página Facebook oficial da empresa. O Google conta como seria se os jovens atores da série Stranger Things. Um tremendo sucesso recente do Netflix, usassem o Allo, o assistente virtual do Google, para comunicar entre si.
Como na série, as personagens conversam sobre o Will Byers, que desaparece misteriosamente no primeiro episódio. Obriga os seus amigos a uma busca aterrorizante. Com a ajuda da Onze, uma menina pra lá de estranha, que parece saber o que aconteceu de verdade com o Will.
Alerta de spoiler: Pergunte ao Allo “Onde está Will Byers?” e veja a resposta.
Diferenciais do Allo
O Allo foi criado pelo Google para frear a competição do Whatsapp, Facebook Messenger e Telegram. Entre os principais concorrentes. Mas para que a sua solução pudesse se tornar indispensável, a empresa de Mountain View sabia que precisava de um diferencial de peso.
Eis então que o grande diferencial do Allo em relação aos competidores se deu por meio de seu assistente virtual. Um robô que pode ser interpelado para buscar informações ou reagir a específicos comandos. Como agendar um evento, realizar uma ligação, ou enviar diariamente algumas informações recorrentes, como as previsões do tempo ou as principais notícias do dia.
Ainda, o Allo pode ser ativado no meio de uma conversa com outras pessoas. Apenas mencionando a conta @Google. O aplicativo também permite enviar mensagens anônimas, que desaparecem após um período de tempo determinado pelo utente. Assim como a possibildade de dar mais ênfase ao tom das conversas, alterando para maior ou menor o tamanho do texto de cada mensagem enviada.
Allo em português
O assistente virtual do Google promete melhorar continuamente seu conhecimento do português, ao ponto de fornecer respostas articuladas nesse idioma. No entanto, a língua, que é uma das quatro escolhidas junto ao inglês. O hindi e o alemão, para os testes da nova plataforma de busca. Já foi aprimorada o suficiente para permitir que o Allo entenda claramente perguntas e comandos.
Enfim, há apenas alguns dias, o Allo foi personalizado com a liberação de um pacote de mais de cento e vinte adesivos virtuais. Ligados à moderna cultura digital dos jovens brasileiros. Com expressões como “Falsiane”, “Miga, sua loka”, “Mitou”, entre outros.
Marcello M Perongini, é consultor de Marketing Digital e articulista de Tecnologia, Internet e Redes Sociais do Correio do Brasil.