Amazon compra estúdio lendário de Hollywood, com franquias históricas

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Publicado Quarta, 26 de Maio de 2021 às 13:57, por: CdB

O negócio bilionário fechado pela gigante do comércio eletrônico, sua maior aquisição no setor de mídia, se segue à decisão da AT&T, este mês, de vender sua divisão WarnerMedia à Discovery, o que criará uma companhia gigantesca de TV e cinema com valor empresarial de mais de US$ 130 bilhões (R$ 690,7 bilhões).

Por Redação, com agências internacionais - de Los Angeles, CA-EUA

A Amazon chegou a um acordo para adquirir o lendário estúdio de cinema MGM, que responde pelas franquias James Bond e Rocky, por US$ 8,45 bilhões (R$ 44,9 bilhões), o que conduz o volume de transações do setor de mídia até agora este ano à sua maior marca desde a virada do século, com mais de US$ 240 bilhões (R$ 1,2 trilhão) em transações anunciadas.

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Daniel Craig volta às salas de cinema, pela última vez, na pele do agente secreto 007, nos novos estúdios da Amazon/MGM

O negócio fechado pela gigante do comércio eletrônico, sua maior aquisição no setor de mídia, se segue à decisão da AT&T, este mês, de vender sua divisão WarnerMedia à Discovery, o que criará uma companhia de TV e cinema com valor empresarial de mais de US$ 130 bilhões (R$ 690,7 bilhões). O grupo combinado espera ser capaz de competir com a Disney, Netflix e Amazon no mercado de streaming.

Direitos

A aquisição da MGM é a maior da Amazon desde sua tomada de controle da cadeia de supermercados Whole Foods, por US$ 13,7 bilhões (R$ 72,7 bilhões) em 2017, e o mais recente sinal de que a empresa está disposta a investir pesadamente em conteúdo para seus serviços de streaming. Alguns meses atrás, a companhia assinou um contrato em valor de cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) ao ano para transmitir via streaming jogos da NFL, uma de suas diversas aquisições recentes de direitos esportivos.

— O valor financeiro real por trás dessa transação está no acervo de propriedade intelectual no grande catálogo de filmes, que planejamos reimaginar e desenvolver em parceria com a talentosa equipe da MGM. É muito empolgante e nos oferece muitas oportunidades para narrar histórias de alta qualidade — declarou Mike Hopkins, vice-presidente sênior da Prime Video e dos Amazon Studios, na quarta-feira.

A Amazon investiu US$ 11 bilhões (58,4 bilhões) em conteúdo em 2020, ante US$ 7,8 bilhões (R$ 41,4 bilhões) no ano anterior, redobrando seus esforços de atrair e reter novos membros para seu pacote Prime, cuja assinatura anual custa US$ 119 (R$ 632).

Disney

Em uma carta recente aos acionistas da empresa, o presidente-executivo Jeff Bezos disse que o serviço Prime tem mais de 200 milhões de membros, agora. Em documentos encaminhados às autoridades financeiras, a companhia informou que 175 milhões deles haviam assistido a conteúdo via streaming no ano passado.

O valor das transações anunciadas pelo setor de mídia até agora este ano é o mais alto desde o ano 2000, e representa uma alta de 640% ante o total do período em 2020, de acordo com dados da Refinitiv.

A corrida de fusões e aquisições envolveu redes de TV, companhias de entretenimento e grupos de tecnologia interessados em reforçar seu conteúdo a fim de atrair assinantes para seus serviços de streaming. Disney, Apple, WarnerMedia, Comcast e Discovery estão entre as companhias que lançaram plataformas de streaming nos últimos 18 meses.

Conteúdo

Apple e Comcast também estavam na corrida pela aquisição da MGM, controlada pelo fundo de hedge norte-americano Anchorage Capital e um consórcio de investidores financeiros, de acordo com pessoas informadas sobre as negociações. A Amazon venceu porque estava preparada para pagar cerca de US$ 3 bilhões (R$ 15,9 bilhões) mais que o concorrente mais próximo, acrescentaram as fontes.

— Os concorrentes no streaming estão usando as fusões e aquisições para ganhar escala e se posicionar melhor a fim de criar e adquirir conteúdo exclusivo, o que é crucial para atrair assinantes — concluiu Marco Caggiano, codiretor de fusões e aquisições na América do Norte no banco JPMorgan.

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