Americanos invadem palácios de Saddam Hussein

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2003 as 03:47, por: CdB

As tropas americanas invadiram o Centro de Bagdá e assumiram o controle do principal palácio presidencial de Saddam Hussein na manhã desta segunda-feira. Foi o que garantiram as fontes militares americanas.

Apesar dos relatos sobre rendições de oficiais da Guarda Republicana, várias pontes sobre o rio Tigre ainda estariam sendo defendidas pelas tropas iraquianas. Os militares americanos afirmaram que a ação é uma “demonstração de força” e não seria necessariamente a batalha pela tomada da cidade.

“Nós tomamos o principal palácio presidencial no centro de Bagdá. Existem dois palácios ali e assumimos o controle de ambos”, destacou o tenente-coronel Pete Bayer para o repórter Luke Baker, da Reuters.

Um oficial de infantaria americano disse à Fox News que uma bandeira americana havia sido hasteada no palácio presidencial da capital iraquiana.

Bayer afirmou que 65 tanques americanos e 40 veículos blindados Bradley participaram da operação desta segunda-feira, que levou a guerra para o coração da capital iraquiana.

“A operação teve sucesso até o momento. Nós estamos tentando aferir a resposta de Saddam”, afirmou o tenente-coronel.

Bayer disse ainda que não havia relatos de baixas entre as forças americanas e que elas estavam avançando nos distritos a noroeste da capital iraquiana.

O Hotel Rashid também teria sido tomado e os americanos estariam próximos do Ministério de Informações. Os oficiais britânicos teriam pedido a rendição iraquiana.