Amorim e chanceler indiano se reúnem para aprofundar relações

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 1 de junho de 2003 as 13:16, por: CdB

O ministro de Assuntos Exteriores da Índia, Yashwant Sinha estará em Brasília, nos próximos dias 5 e 6. Terá reunião de trabalho na manhã da próxima quinta-feira com o chanceler brasileiro, embaixador Celso Amorim, que lhe oferecerá um almoço a seguir. À tarde, será recebido em audiência por ministros de outras pastas e, na próxima sexta-feira participará da Reunião Trilateral de Chanceleres do Brasil, Índia e África do Sul.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, é a primeira visita de um chanceler indiano ao Brasil desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, em 1948. A visita se deve ao interesse do Brasil em diversificar seus parceiros e aprofundar relações com grandes países em desenvolvimento.

O comércio entre Brasil e Índia cresceu em dois anos 250%, o que elevou esse país à posição de quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, atrás apenas da China, Japão e Coréia do Sul.

“Tal crescimento tenderá a aprofundar-se com a assinatura, em data próxima, de Acordo Quadro Mercosul-Índia, cujo desdobramento subseqüente será a negociação de acordo de liberalização comercial entre os dois blocos”, diz a nota do Itamaraty .