Amorim e ministro indiano discutem ampliação das relações comerciais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de junho de 2003 as 19:15, por: CdB

Promover as relações culturais, comerciais e sociais entre o Brasil e a Índia. Este foi um dos principais pontos discutidos durante a reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Índia, Yashwant Sinha, e o ministro brasileiro, Celso Amorim, de acordo com o diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mário Vilalva.

– Existe a necessidade de encontrar formas e meios de aumentar o conhecimento mútuo, porque só haverá negócio se a prática comercial dos dois países for conhecida mutuamente – disse Vilalva, que também participou da discussão.

Segundo ele, as exportações brasileiras para o país asiático se intensificaram nos últimos dois anos, principalmente devido à exportação de petróleo e á importação de óleo diesel na contrapartida. Somente em 2002, o Brasil vendeu US$ 335 milhões em petróleo bruto, importando US$ 270 milhões.

– As relações entre os dois países já existe, mas é necessário haver conhecimento mútuo para aumentar o comércio bilateral – disse o embaixador.

Além do petróleo, a Índia também está interessada em setores já bem desenvolvidos no Brasil, como a tecnologia de informação utilizada pelos bancos e também a aquisição de aeronaves para o incremento do projeto de defesa do país.