Annan lembra que há um ano não havia terrorismo no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 20 de março de 2004 as 11:52, por: CdB

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmou neste sábado, dia do primeiro aniversário da Guerra do Iraque, que a situação é muito difícil no país árabe, onde há um ano “não existia terrorismo”.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal árabe internacional “Al-Hayat”, Annan lamentou que o terrorismo agora se “propague no país com ataques suicidas, carros-bomba e a detonação de explosivos nas estradas”.

“Os atentados no Iraque, que diariamente vemos na televisão, e o que acontece em Bagdá fazem com que os iraquianos temam sair de suas casas. Não podemos classificar isso como um progresso”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas respondendo a uma pergunta sobre a evolução da situação nos últimos doze meses.

De acordo com o diplomata, a solução para o problema requer a colaboração de todos, da comunidade internacional, dos países vizinhos, e, mais importante, dos iraquianos”.

“Enviaremos (novamente) a equipe que visitou Bagdá, e Lakhdar Brahimi -seu enviado especial- seguirá à frente das gestões da organização internacional no Iraque”, acrescentou.

“As futuras conversações da ONU em Bagdá se centrarão na opção que for acertada e aceita pelos iraquianos”, disse o secretário-geral.