‘Apocalypse Now’ tem o melhor monólogo do cinema

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 5 de janeiro de 2004 as 00:50, por: CdB

Um monólogo do ator Robert Duvall no filme ‘Apocalypse Now’, de Francis Ford Coppola, foi eleito o melhor da história do cinema por um grupo de fãs. A votação foi realizada pela Blockbuster, na Grã-Bretanha, entre 6,5 mil candidatos.

Uma das frases do discurso de Duvall no filme é ‘Eu adoro o cheiro do napalm de manhã’. ‘Apocalypse Now’ foi lançado em 1979 e recebeu, recentemente, uma versão especial com novas cenas que não constavam da fita original.

No segundo lugar da pesquisa ficou Jack Nicholson com seu ‘Você não consegue lidar com a verdade’, frase proferida por seu personagem no filme ‘Questão de Honra’ (1992).

Marlon Brando, com o discurso que seu personagem faz ao irmão em ‘Sindicato de Ladrõe’ (1954) foi o terceiro mais votado.

A lista ainda inclui monólogos como ‘A fúria de Deus’, de Samuel L. Jackson em ‘Pulp Fiction – Tempo de Violência’ (1994); ‘A cobiça é boa’, de Michael Douglas em ‘Wall Street – Poder e Cobiça’ (1987); e ‘Escolha a Vida’, de Ewan McGregor em ‘Trainspotting – Sem Limites’ (1996).

A votação teve um dado curioso: nenhum dos discursos da lista dos 20 melhores foi proferido por uma personagem feminina.