Após terremoto com pesado número de vítimas fatais, alerta de tsunami é descartado

Arquivado em: América Latina, Destaque do Dia, Mundo, Natureza, Últimas Notícias
Publicado sábado, 14 de agosto de 2021 as 16:46, por: CdB

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti neste sábado, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). “Há mortos, posso confirmar, mas ainda não tenho o número exato”, declarou o diretor de proteção civil do Haiti, Jerry Chandler.

Por Redação, com agências internacionais – de Porto Príncipe

O alerta de tsunami no Haiti chegou a ser acionado, após o terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o país na manhã deste sábado mas, algumas horas depois, foi descartado pelo Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos. As autoridades locais preveem um “grande número de vítimas e danos pesados”.

terremoto no Haiti
O terremoto que atingiu o Haiti causou um número de vítimas ainda desconhecido; além de prejuízos econômicos

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti neste sábado, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). “Há mortos, posso confirmar, mas ainda não tenho o número exato”, declarou o diretor de proteção civil do Haiti, Jerry Chandler. O epicentro estava localizado 12 quilômetros a nordeste de Saint-Louis du Sud, no sul do país.

Ruínas

O tremor foi sentido em todo o país e já foram registrados danos materiais nas cidades de Jérémie e Los Cayos, de acordo com várias imagens publicadas por testemunhas na área. A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami “que pode atingir um ou três metros” acima do nível do mar.

O terremoto ocorreu às 8h29 hora local (12,29 GMT) e teve uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o relatório do USGS. Em vários vídeos compartilhados online, os residentes filmaram as ruínas de edifícios de concreto, incluindo uma igreja onde uma cerimônia estava supostamente ocorrendo na comuna de Les Anglais, 200 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe.

O Haiti, localizado em uma ilha que divide com a República Dominicana, ainda está se recuperando de um terremoto de magnitude 7 que ocorreu perto da capital em 2010, que deixou 300 mil mortos, dezenas de milhares de feridos e quase 1,5 milhão de desabrigados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code