O VTsIOM disse que 78,9% dos entrevistados em sua mais recente pesquisa disseram aprovar as ações de Putin, em comparação com 64,3% na última pesquisa antes do início do que a Rússia chama de “operação militar especial”.
Por Redação, com Reuters – de Moscou
O índice de russos que confiam no presidente Vladimir Putin subiu para 81,6%, contra 67,2% antes de ele ordenar o envio de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro, de acordo com uma pesquisa do instituto estatal VTsIOM publicada nesta sexta-feira.
O conflito deslocou mais de 10 milhões de ucranianos de suas casas, matou ou feriu milhares, transformou cidades em escombros e levou a amplas sanções ocidentais que reduzirão os padrões de vida russos.
O VTsIOM disse que 78,9% dos entrevistados em sua mais recente pesquisa disseram aprovar as ações de Putin, em comparação com 64,3% na última pesquisa antes do início do que a Rússia chama de “operação militar especial”. A parcela que desaprovou suas ações caiu de 24,4% para 12,9%.
A Ucrânia e os líderes ocidentais condenaram a campanha militar da Rússia como uma agressão não provocada. O Kremlin diz que tinha que desmilitarizar e “desnazificar” a Ucrânia para proteger aqueles que falam russo e evitar uma ameaça da aliança ocidental Otan.
Números do VTsIOM
Os números do VTsIOM foram semelhantes aos de uma pesquisa publicada em 30 de março pelo independente Levada Center, na qual a proporção de russos que dizem aprovar as ações de Putin subiu para 83%, ante 71% em fevereiro.
O VTsIOM disse que entrevistou 1.600 pessoas em toda a Rússia todos os dias, que e suas pesquisas semanais são uma média das respostas dos sete dias anteriores.
A pesquisa publicada nesta sexta-feira foi coletada entre 28 de março e 4 de abril.