Arafat muda chefes dos serviços de segurança palestinos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 19 de junho de 2004 as 11:55, por: CdB

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, aceitou os pedidos do Egito de mudar os chefes dos serviços de segurança palestinos, segundo disseram fontes oficiais palestinas ao jornal árabe de Londres “Al-Quds Al-Arabi”.

As fontes, que não se identificaram, explicaram que os atuais chefes de segurança serão substituídos por aquele que foi assessor de segurança nacional, Mohamed Dahlán, e por Nasser Yussuf, a quem Arafat não aceitou como ministro do Interior durante o mandato do anterior primeiro-ministro, Mahmud Abbás, conhecido como Abú Mazen.

A decisão de Arafat aconteceu dias depois do enviado egípcio, Omar Suleimán, ter visitado os territórios palestinos e de Israel para fechar os últimos detalhes sobre a administração de Gaza, uma vez os israelenses se retirem dela.

A informação do jornal, recolhida por meios palestinos, acrescenta que Suleimán instou Arafat a mudar os atuais chefes dos aparelhos de segurança e a nomear pessoas que recebessem o consentimento do Egito e de Israel para estar a frente deles.

O jornal assegura que Arafat nomeou Dahlan, Yussuf, Saeb el-Ajez, Mohamed al-Hindi e Abdel-Há Abdel-Wahed como chefes da segurançaque assumirão seus cargos antes da evacuação israelense da Faixa de Gaza.

Ainda acrescenta que o atual assessor de segurança nacional de Arafat, Jibril Rajub, permanecerá em seu posto.

Arafat comunicará sua decisão a Suleimán em sua próxima visita à área.