Argentina põe Exército nas ruas contra violência urbana

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Abril de 2004 às 18:01, por: CdB

As Forças Armadas da Argentina vão ajudar a polícia de Buenos Aires a combater a violência, enquanto o governo prepara um pacote de medidas para fazer frente ao aumento da criminalidade na capital e seus arredores.

O ministro da Defesa José Pampuro disse que as Forças Armadas fornecerão apoio em "áreas técnicas, logística e mobilidade" à polícia da província da Buenos Aires, que inclui a capital e é a maior e mais populosa do país.

A maior parte dos delitos está nas zonas urbanas mais próximas da capital. Nos últimos anos aumentou o número de crimes como seqestros e assalto a mão armada.

O recente assassinato de um jovem, da província de Buenos Aires e que havia sido sequestrado, mobilizou o país contra a violência.

Leis mais severas
No início do mês, mais de 100 mil pessoas se aglomeraram na frente do Congresso para pedir punições mais severas para crimes violentos.

Os parlamentares reagiram reformando em tempo recorde leis para aumentar penas para crimes cometidos a mão armada. Paralelamente, o governador da província trocou o ministro da Segurança. O novo titular do cargo, o advogado León Arslanián, assumiu nesta terça-feira.

O anúncio de que os militares se envolverão no combate à criminalidade na província de Buenos Aires foi feito depois de uma reunião entre Pampurro e o novo secretário de segurança da província

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo