Os arqueólogos escavaram uma cidade fortificada de 4.500 anos de antigüidade em perfeito estado de conservação na província de Shaanxi (nordeste), informou, nesta segunda-feira, o Instituto Provincial de Arqueologia.
– Encontramos alicerces de 18 casas, mais de 80 adegas e fornos para cozer o barro nas ruínas desta cidade, a melhor conservada até o momento do mesmo período Neolítico tardio na China – afirmou Zhang Tianem, pesquisador da instituição.
A cidade é composta por uma área interna de 3.000 metros quadrados, que ocupa o alto de uma colina na localidade de Jiaxian; uma cidade exterior de 60.000 metros quadrados, que rodeia a primeira na zona intermediária do monte, além de um fosso de 10 metros de diâmetro e 6,4 metros de profundidade.
Os muros que dividem a cidade interior da exterior estão construídos com pedras e loesse, terra típica do norte do país que dá a cor característica ao rio Amarelo, considerado o berço da civilização chinesa.
Na escavação, encontrou-se um grande número de vasos e outros objetos de barro, assim como restos de casas e muros de pedra de grande valor para o estudo das civilizações antigas e seus métodos de construção.
Os arqueólogos descobriram as ruínas desta cidade em uma colina solitária ao sudoeste da montanha de Shiluoluo.
Arqueólogos encontram cidade com 4.500 anos na China
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 12 de janeiro de 2004 as 05:20, por: CdB