Arte Sumária reabre

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 5 de junho de 2003 as 11:02, por: CdB

Começa amanhã o Festival de Inverno Arte Sumária, em
Santa Teresa. O evento marca a reabertura do espaço aos shows que
deram fama ao casarão, onde tudo agradava em cheio: Os músicos disputavam datas para se apresentar lá, o brechó vendia peças
originais e baratas, as exposições revelavam verdadeiros talentos, o bistrô parecia realmente francês, mas com o sotaque de um dos bairros mais charmosos da cidade e o público era seletíssimo.

Por enquanto só a música está de volta. Durante o evento uma
pequena mostra das telas de Waldir Matos alegra as salas do andar térreo, incrementado por um snack bar. Dalmo Mota e Vera Duarte (ele, violonista e produtor; ela, jornalista e proprietária do imóvel) convidaram para o festival alguns músicos que torceram pela reintegração do Arte Sumária à cena musical carioca, após o intervalo de um ano, como o flautista Carlos Malta, o pianista Gilson Peranzzetta e o violonista Luís Carlos Barbieri, parceiro de Fred Schneiter por longos anos até a morte deste, em 2001. Aliás, é importante lembrar que tem dedo do Fred nesse sucesso todo: ele também cuidava da agenda musical do lugar.

O show de abertura do festival é do trombonista Zé da Velha com o trompetista Silvério Pontes nesta sexta-feira, dia 6, às 20h. No repertório, “Tudo dança”, de Bonfiglio de Oliveira, “Receita de samba”, de Jacob do Bandolim, e “Ainda me recordo”, de Pixinguinha. Já Guinga faz um apanhado de suas composições no sábado, dia 7, a partir das 21h. O roteiro prevê a conhecida “Catavento e girassol”, sucesso na voz de Leila Pinheiro com letra de Aldir Blanc, e algumas
inéditas, gravadas no novo disco do violonista, quase pronto.

As atrações das próximas semanas também são fabulosas. Anote
num papelzinho e cole num local bem visível para não perder:
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise (sexta, 13), Carlos Malta
Trio (sábado, 14), Arranco de Varsóvia (sexta, 20), Luís
Carlos Barbieri (sábado, 21), Tira a Poeira (sexta, 27) e
Vocalise (sábado, 28). E atenção nos horários: sextas-feiras,
às 20h e sábados, às 21h.

O endereço do Arte Sumária é Rua Teresina, 12, em Santa Teresa. Informações pelo telefone: (21) 2253-4899. Ingressos a R$ 15.