Árvore de Natal: estacionamento será proibido no entorno da Lagoa

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 as 14:29, por: CdB

A prefeitura, por meio da CET-Rio, montou um esquema de tráfego especial para o entorno da Lagoa, neste sábado, para atender o movimento de público esperado.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A prefeitura, por meio da CET-Rio, montou um esquema de tráfego especial para o entorno da Lagoa, neste sábado, para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito.

A Prefeitura, por meio da CET-Rio, montou um esquema de tráfego especial para o entorno da Lagoa, neste sábado
A Prefeitura, por meio da CET-Rio, montou um esquema de tráfego especial para o entorno da Lagoa, neste sábado

A operação de trânsito para a inauguração da Árvore do Rio contará com a participação de 110 homens, entre controladores, equipes de apoio e guardas municipais, com sete veículos operacionais e 13 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular e orientar os pedestres.

O estacionamento será proibido em volta da Lagoa, a partir de 0h desta sexta-feira. Painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar as condições de tráfego nas vias do entorno.

Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

A operação será mantida durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal.

Como chegar

Para chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas, a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público.

Metrô: os espectadores poderão chegar à Lagoa através das estações General Osório (acesso E) e Jardim de Alah.

Ônibus: mais de 30 linhas regulares passam pela área do evento, oriundas de todas as regiões da cidade. É importante que o público respeite a sinalização e atravesse nas faixas de pedestre, conforme percursos abaixo:

Estação General Osório, acesso E:  Lagoa Rodrigo de Freitas

Estação Jardim de Alah, Atravessar a Avenida Borges de Medeiros e seguir pela ponte até a calçada da Avenida Epitácio Pessoa, seguir pela Av Epitácio Pessoa, atravessar para a Lagoa Rodrigo de Freitas próximo ao Clube Caiçaras

Estacionamento

Com o objetivo de evitar congestionamentos, o estacionamento estará proibido no entorno da Lagoa, exceto onde houver baia com sinalização de permissão de estacionamento.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, quatro reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo na região.