As TVs públicas pararam no tempo

Arquivado em: Coluna da TV, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 13 de março de 2018 as 09:39, por: CdB

A TV Cultura, em São Paulo, por exemplo, às vésperas de completar 60 anos, tem toda sua história construída por grandes sucessos e realizações, em diferentes campos como dramaturgia, jornalismo, esporte, entretenimento e educação

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro

Colaboração – José Carlos Nery

Quem pode explicar qual é o verdadeiro problema das TVs públicas no Brasil? Se a pobreza de suas programações é uma consequência da sempre alegada carência de recursos ou se deve mesmo à falta de capacidade das suas direções?

As TVs públicas pararam no tempo

Por mais que se busque ou se use de boa vontade, não existem registros de nenhum grande sucesso recente na programação de nenhuma delas, ou nem mesmo a partir do instante em que, ao contrário de antes, foram permitidas inserções comerciais ao longo de suas programações.

A TV Cultura, em São Paulo, por exemplo, às vésperas de completar 60 anos, tem toda sua história construída por grandes sucessos e realizações, em diferentes campos como dramaturgia, jornalismo, esporte, entretenimento e educação.

Mas as dificuldades colocadas, com o passar dos tempos, acabaram por atrofiar toda a sua capacidade de administração e produção. Nada de grande importância veio se juntar ao que ainda existe do passado, como é praticamente nenhuma a perspectiva de que isso possa se alterar ou voltar ao que um dia já foi. 

TV Tudo

Boy Band – 1

A parceria SBT e Disney, desde o ano passado, trabalha em um novo projeto para a faixa da manhã, o Z4, cuja proposta é contar a história de uma banda formada por adolescentes – a popular Boy Band. O programa terá cerca de 30 episódios na primeira temporada e deverá ser lançado em agosto.     

Boy Band – 2

Os integrantes da banda Z4 já foram escolhidos e serão vividos por Apollo Costa (Enzo), Pedro Rezende (Luca), Gabriel Santana (Paulo) e Matheus Lustosa (Rafael). Apollo já é bem conhecido no meio, porque já fez três temporadas da série Gaby Estrella, trabalhou em filmes como É Fada e Chocante e participou da banda Só Cinco. Já Pedro Rezende é um youtuber especialista em Minecraft, enquanto Santana e Lustosa passaram por Chiquititas.

Outros nomes      

A série Z4 também reúne no elenco Werner Schunemann, Angela Dip, Gabriel Miller, Negra Li, Patricia de Sabrit, Nicholas Torres, entre outros. Schunemann vai se integrar ao grupo após concluir jornada em Tempo de Amar

Expediente

Cristianne Fridman continua trabalhando normalmente no roteiro da novela Topíssima, candidata a substituir Os Dez Mandamentos no segundo semestre. Pelo ritmo da autora, é bem provável que a Casablanca, parceira da Record na Teledramaturgia, receba de uma só vez todos os capítulos da história, ainda sem data de gravação. Fridman já escreve o de número 70.  

Impasse

Para a Casablanca dar início aos trabalhos de produção de Topíssima, falta ainda discutir com a emissora o tema principal, o orçamento da novela. Só depois da aprovação é que se poderá garantir sua presença na programação deste ano.         

Chefe secreto 1

Já está pronta mais uma temporada de Chefe Secreto, para o Fantástico. Neste trabalho, um alto executivo de uma empresa se disfarça para passar uma semana infiltrado entre os funcionários, observar de perto a rotina deles e identificar processos que podem ser aperfeiçoados.

Chefe Secreto 2

Comandada por Max Gehringer, a série é uma adaptação brasileira do formato inglês Undercover Boss. A edição deste ano será com uma empresa responsável pela fabricação de parafusos e porcas e as gravações aconteceram em Joinville (SC), onde se localiza sua sede, e em Sarzedo (MG). Estreia dia 18 de março.

Save The Date

A direção da Globo já pediu para Cao Hamburger organizar sua agenda, uma vez que não abre mão da sua presença no Prix Jeunesse International, entre 25 e 30 de maio em Munique, na Alemanha. Motivo: Malhação – Viva a Diferença é uma das finalistas e foi selecionada entre quase 400 programas para crianças e jovens para o prêmio que promove a qualidade na TV infanto-juvenil no mundo inteiro.

Tour da Palmirinha

Nesta terça-feira será a vez de O Melhor da Tarde, apresentado por Cátia Fonseca na Band, receber Palmirinha Onofre. Ela vai cozinhar e receber uma homenagem de amigos e familiares. Como outro destaque, Alice Salazar, considerada a maior YouTuber de maquiagem do Brasil.

Desafio da reportagem

Caco Barcellos começou a gravar a nova temporada do programa Profissão Repórter, mobilizando equipes em diferentes pontos do país. O jornalístico voltará ao ar em abril.     

Dupla da pesada

Adriana Esteves como Laureta e Deborah Secco, no papel de Karola. Esta dupla vai infernizar a vida da mocinha Luzia (Giovanna Antonelli), em Segundo Sol, substituta de O Outro Lado do Paraíso, na Globo.

Bate – Rebate

·               Ana Maria Braga disparou gravações do quadro Fecha a conta, para o Mais Você.

·               Além dessa questão da Luciana Gimenez, se fica ou não fica, a direção da Rede TV! tem outros assuntos para tirar da frente…

·               …Entre abril e maio, há vários contratos de apresentadores chegando ao fim na casa.

·               No próximo domingo, o futebol na TV volta para a faixa das 16h.

·                Ayrton Senna, o musical estreia dia 16 no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo…

·               …Hugo Bonemer lidera o elenco do espetáculo.

·               …Com Silvio Santos em férias nos Estados Unidos, muitas  decisões terão que aguardar sua volta…

·               …É o caso do Topa ou Não Topa, por exemplo…

·               …Se não for o apresentador, ele pretende dirigir a filha Patrícia nas primeiras edições.

·               Depois de Tempo de Amar na Globo, Olívia Torres vai de teatro…

·       …Ela substitui Leticia Birkheuer no espetáculo Além do que os Nossos Olhos Registram.

·               Alexandre Avancini ainda não tem prazo para voltar à direção de novelas na Record…

·               …Ganhou uma boa folga, após se dedicar ao filme Nada a Perder. Talvez na substituta de Jesus.

C’est fini

Band comemora os resultados do Música na Band que estreou na última sexta-feira. O programa elevou a audiência em 83% no horário (22h24 às 23h56), na Grande São Paulo. O espetáculo Cabaré, dos cantores Leonardo e Eduardo Costa, registrou 3,3 pontos de média, share de 5,4% e pico de 4,4 pontos. Na próxima sexta, a atração será o show Sou do Interior, da dupla Fernando & Sorocaba.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

0 thoughts on “As TVs públicas pararam no tempo

  1. Achei o artigo desnecessario e todo errado. Primeiro quem escreveu ele esta por fora dos acontecimentos. Tv cultura ira fazer 49 anos nao 60. E outra. .. Pq o logo da tv Brasil ??a Tv Cultura é a unica publica que desbanca a Redetv privada em audiencia. Oq falta pra Cultura brigar pro top 3 é investimento e patrocinio. Foi eleita a segunda emissora de maior qualidade no mundo ea primeira no Brasil. A culpa de uma crise num é dela. Qualidade credibilidade e confiança ela tem de sobra só esta nas maos do governo devia ser privatizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *