As várias funções envolvidas no processo de uma novela

Arquivado em: Coluna da TV, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 25 de janeiro de 2018 as 09:29, por: CdB

O instrutor acaba sendo uma espécie de olho do ator, porque assiste aos seus ensaios, interage com ele e precisa estar atento a tudo o tempo todo

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro

Colaboração – José Carlos Nery

Para uma novela chegar na televisão ou em outra mídia qualquer, não basta apenas o desempenho de figuras mais conhecidas, como autor, diretor e produtores, por exemplo. Outras funções, no decorrer dos tempos, vieram a se tornar imprescindíveis, dentre elas, o trabalho do instrutor de dramaturgia.

Ator João Cunha

Além de participar diretamente de todo o processo, desde o começo, a ele é destinada a função de preparar convenientemente cada um dos convocados, independentemente de nome ou tempo de estrada. Em O Outro Lado do Paraíso, na Globo, esta tarefa é executada pelo também ator João Cunha, repetindo com Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho parceria iniciada em Gabriela (2012).

Seu trabalho é auxiliar cada um na técnica de construção do personagem e acompanhar, até por questão de uniformidade de conduta, seu desempenho da primeira a última gravação. Daí não surpreender, por exemplo, a regularidade alcançada na atuação de todos. Exemplo do bem, a jovem atriz Fernanda Nizzato na altura de Marieta Severo no capítulo de terça-feira.

O instrutor acaba sendo uma espécie de olho do ator, porque assiste aos seus ensaios, interage com ele e precisa estar atento a tudo o tempo todo, porque, ao contrário do teatro, onde se tem o texto completo da primeira à última cena, novela é uma obra aberta.

João Cunha já foi stand-in de Selton Mello na série A Mulher Invisível, e apesar de exercer a função de instrutor de dramaturgia há tempos, é a primeira vez que assina como tal, em O Outro Lado do Paraíso.  

TV Tudo

Reality

Thais Fersoza, agora fora da Record, foi escolhida para comandar o reality show Procura-se: um apresentador, do Shoptime. O programa estreia em março e terá nove episódios, transmitidos sempre às terças e quintas.

O vencedor, escolhido pelo público, se tornará o novo contratado do canal.

Bloqueio

A modelo Fernanda Lacerda será ela mesma na cobertura do Band Folia.

Ou seja, não usará a marca e nem os “adereços” da Mendigata, nascida no extinto Pânico.

Turma toda

Além da Fernanda Lacerda, outros nomes que trabalharam no Pânico fecharam com a Band para a cobertura do carnaval.

São os casos de Amanda Ramalho, Lucas Selfie e Aline Mineiro.

Tem mais

Este ano, dentro da sua programação do carnaval, a Band também dará uma atenção especial aos blocos de rua. A ordem é movimentar suas principais emissoras em busca de material.  

Multi-homem

Tiago Leifert está se desdobrando na Globo por causa dos compromissos atuais com BBB, Zero 1 e Copa do Mundo.

Como antecipado por aqui, ele, uma vez mais, estará na Central da Copa.

Alvo

Marjorie Estiano, uma das estrelas da série Sob Pressão, é outra que está sempre na mira dos autores de novelas da Globo.

Aguinaldo Silva pretende contar com seu trabalho em O Sétimo Guardião, prevista para estrear em 12 de novembro.

Segue o jogo 

Angélica ainda não encerrou seu trabalho nas gravações do Estrelas – formato ‘do Brasil’, mas está muito próxima disso. Como se sabe, o programa vai acabar, mas já existe todo um trabalho em cima de um novo projeto.

Trabalho de campo

Giovanna Lancellotti vai passar uma temporada na Bahia por causa de Rochelle, sua personagem em Segundo Sol, substituta de O Outro Lado do Paraíso. A ideia é vivenciar o local, o sotaque, a rotina das pessoas, antes de começar a preparação oficial da novela.

Intervalo

Démick Lopes, intérprete de Zica em 13 Dias Longe do Sol e já às voltas com o Mudinho da supersérie Onde Nascem os Fortes, dará uma pausa nas gravações para participar do lançamento do longa-metragem Inferninho, de Pedro Diógenes e Guto Parente, na mostra Bright Future, do Festival Internacional de Roterdã. O ator viaja nesta sexta-feira.

Web

Juliana Valcézia, devidamente capacitada como apresentadora pelo Sindicato dos Radialistas de São Paulo, dá início nesta quinta-feira a uma outra etapa de sua carreira, após passagem pelo Domingão. Agora na Internet, ela comanda o programa A3 com Ju Valcézia, falando sobre as mais recentes formas de casais, independentemente de gênero e de formatos ortodoxos. A ideia é levar o projeto também para a TV.

Loura má 

Bárbara Paz retomou a personagem Jô, em O Outro Lado do Paraíso. Durante o período fora, a atriz aproveitou para  se dedicar a projetos de cinema. Agora, de volta à novela, a ordem é não permitir qualquer aproximação de Henrique (Emilio de Melo) e Elizabeth (Gloria Pires).

Bate – Rebate

·       O Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no Rio, recebe, de hoje até 4 de fevereiro, às 19h, o espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele.

·       A locação de A Fazenda em Itapecerica da Serra-SP passa por uma nova reforma…

·       … Agora para receber Gugu Liberato e os casais participantes do novo Power Couple.

·       Importante: na próxima segunda, às 23h10, o Discovery reexibirá o documentário Mosquito: Uma Ameaça no Ar, narrado pelo infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, do hospital Emílio Ribas, em São Paulo…

·       …O especial chama atenção para o principal agente causador de mortes na história moderna: o mosquito…

·       …Não apenas no Brasil, que enfrenta o problema com a febre amarela, mas diversos outros países relatam surtos de doenças como zika, malária, vírus do Nilo Ocidental, chikungunya e dengue.

·       A nova identidade visual dos jornais locais da Globo, no Rio de Janeiro, e as mudanças no estúdio, que estrearam nesta semana, repercutiram nas redes  sociais…

·       … A hashtag #RJTV entrou 14 vezes nos TTs Mundo e 44 vezes nos TTs Brasil. 

·       Ator e produtor, com vários trabalhos na Globo e no cinema, Marcio Rosário cumpre temporada de estudos em Nova York.

·       Em outubro chega aos cinemas a comédia adolescente Ela é o cara, com Thati Lopes e Lua Blanco.

·       Mesmo com reprises, a audiência do Ratinho, pelo SBT, não deixa de ser uma pedra no sapato da Record e em todos os dias da semana.  

C´est fini

Luis Ernesto Lacombe, de férias na Europa, já tem uma reunião marcada com a direção da Bandeirantes em fevereiro.

Aprovado pelo seu trabalho no Exathlon, existem agora boas possibilidades de ser aproveitado em novos projetos.  

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *