Assessor de Baghdadi foi crucial para captura de líder do EI, dizem fontes iraquianas

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 28 de outubro de 2019 as 10:46, por: CdB

Às vezes Baghdadi realizava conversas estratégicas com seus comandantes em mini-ônibus em movimento repletos de vegetais para evitar uma detecção, disse Ismael al-Ethawi.

Por Redação, com Reuters – de Bagdá

Durante a longa busca por Abu Bakr al-Baghdadi, equipes de inteligência do Iraque conseguiram um avanço em fevereiro de 2018 depois que um dos maiores assessores do líder do Estado Islâmico repassou informações sobre como ele conseguiu evitar ser capturado durante tantos anos, disseram duas autoridades de segurança iraquianas.

Líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdad
Líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdad

Às vezes Baghdadi realizava conversas estratégicas com seus comandantes em mini-ônibus em movimento repletos de vegetais para evitar uma detecção, disse Ismael al-Ethawi a funcionários depois de ser preso por autoridades turcas e entregue aos iraquianos.

Equipe

“Ethawi deu informações valiosas que ajudaram a equipe multissegurança de agências iraquianas a completar as peças que faltavam no quebra-cabeça dos movimentos de Baghdadi e os lugares que usava para se esconder”, disse uma das autoridades de segurança iraquianas.

“Ethawi nos deu detalhes de cinco homens, incluindo ele, que estavam se encontrando com Baghdadi dentro da Síria e as localidades diferentes que usavam”, explicou ele à agência inglesa de notícias Reuters.