Ataque cibernético afeta computadores no Irã

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Redes Sociais, Tablet & Celulares, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 7 de abril de 2018 as 18:44, por: CdB

Os hackers afetaram provedores de internet e cortaram o acesso de assinantes à internet. O ataque cibernético foi possível devido à uma vulnerabilidade nos roteadores da Cisco.

 

Por Redação, com agências internacionais – de Teerã

 

Hackers atacaram, neste sábado, as redes em uma série de países, incluindo centros de dados no Irã onde deixaram a imagem da bandeira dos Estados Unidos nas telas dos computadores junto de um aviso “não mexa com as nossas eleições”, disse o Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação iraniano.

O ataque cibernético ao Irã deixou uma mensagem ameaçadora nos computadores

“O ataque aparentemente afetou 200 mil roteadores ao redor do mundo em um ataque generalizado, incluindo 3,5 mil roteadores no nosso país”, disse o ministério em nota veiculada pela agência iraniana de notícias Irna.

A nota acrescenta que o ataque, que afetou provedores de internet. E cortou o acesso de assinantes à internet, foi possível devido à uma vulnerabilidade nos roteadores da Cisco. A empresa, mais cedo, emitiu um alerta e forneceu uma correção que alguns empresas não conseguiram instalar ao longo do feriado do Ano Novo iraniano.

A Cisco não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

Bandeira dos EUA

Um post de blog publicado na quinta-feira por Nick Biasini, um pesquisador de ameaças na unidade da Cisco Talos Security Intelligence and Research Group, disse:

“Diversos incidentes em múltiplos países; incluindo alguns direcionados especificamente a infraestrutura crítica, envolveram o mal uso do protocolo Smart Install”.

“Como resultado, estamos adotando uma postura ativa. E estamos avisando a consumidores, novamente; sobre o risco elevado e possíveis caminhos de remediação”, acrescentou, em seguida.

O ministro de Tecnologia da Informação do Irã, Mohammad Javad Azari-Jahromi, por fim, publicou no Twitter uma imagem da tela de um computador. Nela, apresentava a imagem da bandeira dos EUA e a mensagem dos hackers. Ele disse que ainda não estava claro quem realizou o ataque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *