Forças de segurança iraquianas e norte-americanas foram alvo nesta segunda-feira de três carros-bomba, que mataram pelo menos 10 pessoas e feriram mais de 20, afirmaram a polícia e o Ministério do Interior.
A primeira explosão ocorreu em Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, onde a polícia seguia um motorista suspeito, que acabou detonando seu veículo após ser cercado. Dois policiais e um bombeiro morreram e 11 pessoas foram feridas, incluindo sete civis.
Um segundo militante suicida explodiu seu carro perto de uma patrulha conjunta do Exército e da polícia na cidade de Samarra, matando cinco membros das forças de segurança e ferindo cinco outros, afirmou o policial major Salah al-Samarai.
Em Bagdá, um homem-bomba detonou seu veículo próximo a uma patrulha militar dos EUA e uma delegacia iraquiana, matando dois civis e ferindo cinco, informou a polícia.
Os veículos carregados de explosivos são a principal arma que os terroristas utilizam no Iraque, onde nos dois últimos anos foram mortas milhares de pessoas em atentados com estas características. A maioria deles tem como alvo as novas forças de segurança iraquianas, que os rebeldes classificam de colaboracionistas. | |