Rebeldes provocaram pânico em cinco cidades iraquianas nesta quinta-feira, com ataques coordenados com carros-bomba e ações contra forças de segurança locais, matando pelo menos 70 pessoas, incluindo três soldados norte-americanos.Mais ded 200 pessoas ficaram feridas.
A violência em Baquba, Falluja, Ramadi, Mosul e Bagdá mostrou uma intensificação da campanha liderada por insurgentes iraquianos e por militantes estrangeiros que querem sabotar a transferência de poder para um governo interino no país em seis dias.
Em Mosul, 390 km norte de Bagdá, carros-bombas atingiram instalações policiais e mataram ao menos 40 pessoas, além de ter ferido 60, segundo a polícia. Os corpos ainda estão sendo recolhidos.
Pelo menos sete explosões sacudiram Mosul e a TV local pediu que as pessoas permanecessem em casa. Todas as principais vias foram bloqueadas pela polícia e um toque de recolher foi implementado.
Quatro membros da guarda nacional do Iraque foram mortos e dois civis ficaram feridos pela explosão de um carro no sul de Bagdá, informou um oficial. Fontes de um hospital disseram que cinco pessoas morreram.