Pelo menos três árabes sunitas morreram e outros seis ficaram feridos em diversos ataques cometidos entre, quinta e esta sexta-feira, contra mesquitas dessa comunidade em Bagdá e Basra, no sul do Iraque.
Amar Wagih, membro do Partido Islâmico Iraquiano (PII), principal partido sunita do país, explicou à EFE que uma pessoa morreu hoje e outras três ficaram feridas quando desconhecidos dispararam contra eles quando saíam da mesquita de Mizaal Bacha, na área de Al Zubeir, 20 quilômetros ao sul de Basra.
Na mesquita de Al Rashidyia, na mesma região, outro árabe sunita foi ferido gravemente por disparos de insurgentes armados que abriram fogo contra os fiéis que saíam do templo após a oração da madrugada de hoje.
Além disso, outra pessoa morreu, e outras duas ficaram feridas, quando homens armados dispararam de três veículos contra um grupo de pessoas que saía da mesquita de Nidaa Alá, no bairro de Aldulai, no noroeste de Bagdá, ao terminar a oração da tarde de ontem.
Na mesquita de Omar Ibn El Khatab, no bairro de Al Risalah, no sudoeste de Bagdá, um funcionário do templo, Raad El Gunabi foi assassinado por insurgentes na tarde de ontem.
Por outro lado, forças do Ministério do Interior entraram ontem na mesquita de Al Mustafa, na zona de Al Ubeidi, em Bagdá, durante a oração da tarde e detiveram dez fiéis sem que se saiba a causa de sua detenção, segundo informou, nsta sexta-feira, a rádio de Dar El Salam, pertencente ao PII.
Ataques matam três sunitas em Bagdá
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 2 de setembro de 2005 as 06:43, por: CdB