Atletas das Coreias desfilam juntos na abertura dos Jogos de Inverno

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Esportes Olímpicos, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 as 13:27, por: CdB

A recepção no resort montanhoso de Pyeongchang ocorreu horas antes de atletas das duas Coreias desfilarem juntos na cerimônia de abertura dos Jogos

Por Redação, com Reuters – de Seul:

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez apenas uma aparição breve em uma recepção que marcou o início da Olimpíada de Inverno nesta sexta-feira, evitando um encontro potencialmente constrangedor com o líder cerimonial da Coreia do Norte, que compareceu ao mesmo evento.

Hwang Chung Gum e Won Yunjong da Coreia carregam bandeira nacional durante cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang

A recepção no resort montanhoso de Pyeongchang ocorreu horas antes de atletas das duas Coreias desfilarem juntos na cerimônia de abertura dos Jogos; após meses de trabalho de Seul; que quer usar os Jogos para amenizar as tensões causadas pela busca norte-coreana por armas nucleares.

Antes da recepção, que teve como anfitrião o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a mídia local disse que Pence poderia se sentar diante de Kim Yong Nam, chefe de Estado nominal da Coreia do Norte, em uma mesa de 12 lugares.

Mas a Casa Azul presidencial da Coreia do Sul disse que Pence tinha um encontro marcado com atletas de seu país; e que só planejou ficar pouco tempo para cumprimentar outras autoridades.

Pence trocou apertos de mão com outros líderes, incluindo o primeiro-ministro japonês e aliado próximo Shinzo Abe, mas não com Kim Yong Nam; de acordo com um funcionário da Casa Azul.

Mais cedo nesta sexta-feira Pence disse que Moon deu seu apoio a medidas adicionais; que os EUA estão planejando para conter os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang; falando depois de prestar uma homenagem em um memorial sul-coreano.

Cerimônia de abertura

Na cerimônia de abertura dos Jogos, Kim Yong Nam e a irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un; acenaram para atletas sul e norte-coreanos, que desfilaram sob uma bandeira da península unificada pela primeira vez em uma década.

Mais tarde Moon declarou a Olimpíada oficialmente iniciada; seguido por uma explosão de fogos de artifício. Kim Yuna, estrela sul-coreana da patinação artística e medalhista olímpica de ouro, acendeu a pira olímpica.

A delegação de alto escalão da Coreia do Norte chegara ao vizinho do sul; mais cedo nesta sexta-feira a bordo do jato particular de Kim Jong Un.

Kim Yo Jong, a irmã do líder norte-coreano, e sua delegação foram recebidas por autoridades do governo; inclusive o Ministro da Unificação, Cho Myong-gyon, antes de embarcar em um trem-bala para Pyeongchang. Um trem especial havia sido preparado só para os visitantes; informou um comunicado da Casa Azul.

Pence havia deixado em aberto a possibilidade de algum contato com os norte-coreanos na Coreia do Sul; mas reiterando a insistência de Washington de; que a desnuclearização da Coreia do Norte é uma condição necessária para uma paz permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *