Ator que desfila fantasiado de Hitler é ameaçado de morte por bolsonaristas

Arquivado em:
Publicado Terça, 05 de Fevereiro de 2019 às 12:44, por: CdB

Em comunicado divulgado em seu site, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) afirmou que recebeu “manifestações” por causa do integrante da escola de samba.

Por Redação, com agências de notícias - de São Paulo

A foto do ator, Walmir Sparapane fantasiado de Hitler no ensaio técnico da Águia de Ouro, do último sábado, viralizou na Internet, a vida do rapaz virou do avesso,  com uma suástica no braço e uma faixa presidencial no peito, ele foi acusado de apologia ao nazismo e de criticar o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
ator.jpg
A foto do ator, Walmir Sparapane fantasiado de Hitle no ensaio técnico da Águia de Ouro, do último sábado, viralizou na Internet
– Eu sou totalmente contra qualquer tipo de manifestação fascista, nazista e contra o regime militar. Nem usei a suástica nazista na fantasia, usei a chinesa, que é virada para o outro lado [historicamente, há vários desenhos de suásticas com muitos significados dependendo da cultura]. O que as pessoas não viram é que a suástica estava atrás de um símbolo de proibido. Eu estava justamente fazendo uma manifestação contrária ao nazismo e o regime militar. – A ideia da fantasia veio do enredo da Águia de Ouro: Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse!. "Existe uma parte do samba que fala sobre o ditador. Não teve absolutamente nada a ver com o Bolsonaro. A letra é: 'Vejam só que ironia/ Da colônia à monarquia por aqui nada mudou/ Imperava uma história mal contada/ Logo após republicada pelas mãos do ditador'. Jamais imaginei que daria essa repercussão. O ator desfila há 20 anos na Águia e, após o episódio, foi afastado do Carnaval deste ano. "Acabei aceitando numa boa a decisão da escola. Acho que se eu for ao desfile corro até risco de vida. E aí coloco também os outros componentes em risco. Eu seria destaque do mesmo carro em que vêm a velha guarda e 60 crianças. Não sei até que ponto vai esse tipo de fanatismo político." A Águia de Ouro pediu desculpas. – A Escola de samba Águia de Ouro, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a este canal se desculpar publicamente sobre esta atitude isolada de um componente que se aproveitou para se promover pessoalmente – disse a escola de samba em nota publicada em sua página no Facebook. “A diretoria foi pega de surpresa, e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais.” – O nosso enredo marca a história de 1500 a 2018, até porque quando construímos o projeto ainda não sabíamos quem seria o presidente eleito, isso se deu em meados de 2018. Essa alusão tem foco direto ao governo ditador de Getúlio Vargas que fez do Brasil uma ditadura, os paulistas que o digam! Em comunicado divulgado em seu site, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) afirmou que recebeu “manifestações” por causa do integrante da escola de samba. “Sempre repudiamos quando alguém associa os crimes cometidos durante o nazismo a algum fato do cotidiano. O Holocausto é algo muito sensível para a comunidade judaica em todo o mundo e para todos que sofreram com esta barbárie”, disse. “Em contato, via telefone, com o presidente da agremiação, Sidnei Carriuolo Antônio, se desculpou pelo acontecimento.”
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo