Avenida da Zona Norte terá corredor verde com árvores de oito espécies diferentes

Arquivado em:
Publicado Quarta, 12 de Junho de 2019 às 10:30, por: CdB

A estimativa é de que 120 mil moradores de bairros cruzados pelo corredor verde sejam beneficiados pela medida, que deve amenizar o efeito da poluição originada pelos veículos.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

A Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, uma das mais importantes e movimentadas da Zona Norte do Rio de Janeiro, vai ganhar um corredor verde. Num trecho de sete quilômetros, entre Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho e Vicente de Carvalho, serão plantadas 137 mudas de árvores.
arvoresrio.jpg
Maquete virtual mostra como será o plantio ao longo de 7 km da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na Zona Norte
Elas terão dez metros de distância de uma para outra, para formar uma espécie de ‘pulmão’ em meio ao trânsito intenso de 44 mil veículos por dia. A Fundação Parques e Jardins (FPJ), ligada à Secretaria municipal de Conservação (Seconserva), fará o lançamento da novidade em julho. – O objetivo é criar um bloqueio arbóreo em uma área que está totalmente degradada. O Corredor Verde garante uma melhoria expressiva na qualidade do ar e no ambiente urbano – explica Roberto Rodrigues, presidente da FPJ.

A iluminação

A iluminação na via não será prejudicada pelas árvores. Isso porque o plantio será feito em um espaço onde já existe vegetação, embora sem o espaçamento recomendável, cujas falhas serão corrigidas. As novas árvores serão colocadas em locais onde ainda caiba plantio. A estimativa é de que 120 mil moradores de bairros cruzados pelo corredor verde sejam beneficiados pela medida, que deve amenizar o efeito da poluição originada pelos veículos. Outro benefício das novas árvores será a absorção da radiação solar, o que vai melhorar a temperatura do ar no ambiente urbano.

O calçadão de Campo Grande

O calçadão de Campo Grande, Zona Oeste, recebeu na terça, a segunda edição do projeto ‘Prefeitura Mais Perto de Você’. Desde 9h, e até 16h, diversos órgãos públicos levam ao bairro iniciativas que aproximam a administração municipal ainda mais da população. Haverá ações também nesta quarta-feira. Nesta segunda edição, o  programa oferece serviços como consulta ao portal do SISREG, licenciamento sanitário e agendamento de castrações para cães e gatos, além de inscrições em cursos da Vigilância Sanitária. Também são dados esclarecimentos sobre a legislação e inscrições em projetos da Coordenadoria da Diversidade Sexual, agendamento de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e inscrições em cursos de qualificação da Secretaria Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). O programa começou por Bangu, e a primeira edição foi sucesso absoluto: 36.843 ações gratuitas prestadas aos moradores. Naquela ocasião, só a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 7.058 atendimentos variados, como vacinação, orientações sobre tabagismo, tuberculose, distribuição de preservativos e saúde bucal, entre outros. A meta da prefeitura é prestar 400 mil atendimentos até o final do ano em outros bairros, atendendo as dez áreas programáticas da cidade. A ação reúne, além da SMS: Secretaria de Transportes (SMTR), Guarda Municipal, Ordem Pública (Seop), a Casa Civil, Fazenda, a Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Cultura (SMC) e Educação (SME), além da Comlurb, em atividades com caráter informativo/educativo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo