Avião da FAB cai em Pernambuco

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de dezembro de 2003 as 10:57, por: CdB

Dois pilotos da Força Aérea Brasileira conseguiram sair vivos de um acidente aéreo, ocorrido na manhã desta quinta-feira, em Pernambuco. O major aviador Carlos Renato Lima Oliveira e o capitão aviador Paulo Roberto de Carvalho Junior, sediados no Parque de Material Aeronáutico de Recife pilotavam um Xavante quando perceberam a situação de emergência, por volta das 7h30 da manhã desta quinta-feira no Engenho Timbuaçu, entre os municípios de Escada e Ipojuca, no Litoral pernambucano, a 62 quilômetros do Recife, Zona da Mata.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu perto da BR-101. Os dois pilotos conseguiram se ejetar antes do choque e passam bem. Quatro equipes dos Bombeiros estão no local. De acordo com o capital Valdir Oliveira, do Corpo de Bombeiros, os pilotos foram resgatados e receberam os primeiros cuidados no Hospital de Escada. Em seguida, foram transferidos para o Hospital da Aeronáutica.

As características do Xavante permitem que a aeronave atinja uma velocidade máxima de Mach 0.82, assim como uma prolongada vida útil, pois seus sistemas são de concepção bastante modernas, que lhe permitem grande facilidade de manutenção, em conseqüência da montagem modular e concentrada de seus componentes.