B.B. King divide prêmio Polar com músico húngaro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Outubro de 2003 às 13:09, por: CdB

O bluesman B.B. King e o compositor húngaro são os vencedores do Polar Music Prize, prêmio conferido anualmente pela Royal Swedish Music Academy a um músico popular e outro erudito. Cada um deles vai receber 1 milhão de coroas, ou cerca de R$ 370 mil.

Riley B. King, mais conhecido com as iniciais B.B., dispensa apresentações. A academia de música sueca o escolheu sua "dedicação total à música, um rico histórico de gravações e uma incansável atividade em turnês que dura mais de meio século".

Aos 78 anos, o guitarrista, cantor e compositor B.B. King entrou para qualquer antologia da música popular mundial com sucessos que vêm desde Three O'Clock Blues, de 1951, e tantos outros que vieram depois. Além disso, é considerado um verdadeiro rei do blues.

Já o húngaro Gyoergy Ligeti, de 80 anos, foi escolhido por "alargar os limites do musicalmente concebível com um estilo vigorosamente pessoal que incorpora curiosidade e imaginação", nas palavras dos membros da academia.

Ligeti foi músico de vanguarda nos anos 60. Partes de músicas suas foram usadas na trilha do revolucionário 2001: Uma Odisséia no Espaço, que o cineasta Stanley Kubrick lançou em 1968, provocando uma reviravolta nos conceitos de cinema até então em vigor.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo