Começa no dia 7 e vai até o dia 15 de agosto a edição 2004 da Exporural. A feira movimentou R$20 milhões no ano passado e a expectativa para este ano é de um incremento de cerca de 10%. Seis novos leilões serão acrescentados à programação, contra 14 do ano passado. Outras novidades serão o 2º Seminário de Turismo Rural da Bahia e o 1º Fórum Baiano de Turismo Rural, que devem atrair em torno de 700 participantes para o Parque de Exposições para tratar de municipalização e sustentabilidade do turismo.
Ao todo, 12 estados participam da feira, entre eles São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espirito Santo. Dos estados nordestinos, apenas Sergipe estará presente, pois, assim como a Bahia, tem certificação internacional de Zona Livre de Febre Aftosa. “Este é um cuidado que tomamos seguindo as estratégias de defesa pecuária do estado e que também funciona como um meio de incentivar o combate à aftosa em todo o país”, diz o coordenador da feira, Pompilho Viana.
Todos os dias haverá leilões de bovinos, equídeos, caprinos e avestruzes. Esses últimos terão forte participação na feira, em virtude do alto interesse que a estrutiocultura vem despertando nos investidores. Serão cerca de 500 avestruzes ao todo.
A Secretaria da Agricultura, que conjuntamente à Associação Baiana dos Criadores de Cavalos (ABCC) realiza o evento, vai enfatizar a floricultura baiana em seu estande institucional. A Vila das Flores terá uma área de 600 metros quadrados, com projeto paisagístico que engloba as principais espécies de flores e folhas cultivadas na Bahia. Na Vila, os produtores poderão expor e vender seus produtos. Já estão confirmados representantes de flores de corte e vaso, folhagens, mudas, ervas medicinais e assessórios para floricultura. A Vila das Flores faz parte do Programa Flores da Bahia, implantado pela Seagri, que está fomentando a floricultura em todo o estado.
A Seagri também promove o Projeto Empreendedor Rural do Futuro, uma série de atividades recreativas para crianças e adolescentes. O objetivo do projeto é despertar nos jovens urbanos o interesse pelas coisas do campo e divulgar a importância do consumo de carne e leite de qualidade. Cerca de 3 mil alunos das redes pública e privada são esperados durante a Exporural. Estudantes de Medicina Veterinária vão trabalhar como monitores durante a recreação, apresentando de maneira lúdica todas as etapas da cadeia produtiva da carne e do leite. Este ano o projeto também acontecerá no turno da noite. Mais informações no site www.exporural.com.br