O primeiro gol de Luis Suárez com a camisa do Barcelona ficou obviamente ofuscado pelo recorde atingido por Lionel Messi ao se tornar o maior goleador da históra Liga dos Campeões, mas o gol com o qual o uruguaio abriu o placar na vitória de 4 a 0 sobre o Apoel Nicósia deve ser o primeiro de muitos.
Suárez voltou a atuar no fim de outubro, após cumprir uma suspensão de quatro meses por ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante uma partida da Copa do Mundo, e embora tenha demorado seis partidas pelo Barça para marcar pela primeira vez, tem demonstrado estar afiado e com garra.
O jogador de 27 anos parece ter se encaixado sem dificuldades no poderoso ataque do Barcelona, no qual ele assumiu uma posição central, com Messi atuando com liberdade pela direita, e Neymar pela esquerda.
Suárez fez quatro assistências em suas quatro atuações pelo Barça no Campeonato Espanhol, mas não conseguiu encontrar o caminho do gol ainda. Ele se manteve tranquilo, no entanto, a espera de seu primeiro gol pelo clube espanhol depois de ser contratado do Liverpool.
– Eu não estava ansioso para marcar, sabia que o momento viria – disse ele a jornalistas após a partida em Nicósia. “Até agora, eu estava ajudando a equipe da melhor maneira possível”, acrescentou. “O importante é conseguir os resultados e é isso que estamos fazendo.”
Suárez disse ter recebido orientações do técnico do Barcelona, Luis Enrique, para preencher os espaços na ala direita caso Messi optasse por jogar mais centralizado.
– Isso depende do momento do jogo. Estou jogando no meio e Messi na direita, mas isso pode mudar – disse Suárez. “Se Lionel se mover mais para o centro, eu me desloco para a direita. É isso que o técnico nos orientou a fazer.”
“Com Messi, nos entendemos muito bem um com outro, não importa quem esteja jogando pelo meio”, acrescentou.
O Barça já se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões, junto com o líder do grupo, o Paris St. Germain, que derrotou em casa por 3 a 1 o Ajax, antigo clube de Suárez.
Barcelona e PSG disputam a liderança do grupo em uma partida marcada para 10 de dezembro, no Camp Nou.
– Sabíamos que o PSG era favorito contra o Ajax e agora depende de nós – disse Suárez. “Precisamos ser fortes em casa.”