Bernanke diz que vai seguir os passos de Greenspan no FED

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006 as 14:09, por: CdB

O novo chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou nesta quarta-feira que a inflação baixa é a chave para o sucesso de um banco central, evidenciando uma tentativa de contrabalançar os temores de que ele pudesse ser mais suave no enfrentamento com as pressões sobre os preços.

– Atingir a estabilidade dos preços é importante não apenas como fim em si, é também central para atingir os outros objetivos do mandato do Federal Reserve de máximo emprego sustentável e de taxas de juros de longo prazo moderadas – disse ele a um comitê da Câmara dos Deputados dos EUA.

Bernanke assumiu o posto no Fed, sucedendo a Alan Greenspan, em 1 de fevereiro e fez seu primeiro discurso semestral aos parlamentares no cargo de chairman. Os mercados financeiros não se esqueceram de comentários que ele fez sobre colocar dinheiro na economia com um “helicóptero” para vencer a deflação – um pequeno mas sério risco que o Fed identificou na época em um momento no qual o país saía de uma recessão.

Bernanke também teve de explicar que o Fed não vai se dar ao luxo de ter visão limitada e continuaria com o padrão de administração de riscos conduzido por seu antecessor.

– Os formuladores de política monetária devem, dessa forma, enfrentar um difícil equilíbrio: conduzir análises rigorosas, informadas por forte teoria econômica e métodos empíricos, além de manter a mente aberta a muitos fatores, incluindo as grandes influências globais em jogo em uma economia moderna como a dos Estados Unidos – disse.

Em síntese, Bernanke se comprometeu a seguir os passos do Fed da era Greenspan:

– Minha intenção é manter a continuidade com essas e outras práticas do Federal Reserve da era Greenspan. Eu acredito que, com essa postura, o Federal Reserve continuará a contribuir com a forte performance da economia dos EUA nos anos futuros.