Bertioga tem mais de 90% de seu território em preservação permanente

Arquivado em: Últimas Notícias, Viagens
Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 as 12:38, por: CdB

Um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam a cidade é a Vila de Itatinga.

Por João Henrique

Certificada como Município Verde Azul, Bertioga, cidade localizada a 107 quilõmetros da capital paulista, é o destino ideal para quem pretende fugir dos agitos do Carnaval. Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, Bertioga oferece aos moradores e turistas uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história. São 33 km de praias. A cidade oferece bons restaurantes, além de uma rede de hotel que atende todo tipo de turista.

Em Bertioga são duas opções de trilhas abertas para atividades de ecoturismo. Uma delas a do Guaratuba, com nível médio de dificuldade e 4 km de extensão, apresenta travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta. Já a Trilha d’Água permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata palutosa e de encosta.

Ao fazer essa trilha o turista tem acesso a atrativos culturais, com a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaranduva. Com 2,7 km de extensão, esta trilha é de nível médio de dificuldade. O acesso às trilhas é restrito e deve ser feito com o acompanhamento de monitores.

Para este Carnaval ainda é possível encontrar pousadas em Bertioga em regiões da cidade. É no município que está o Forte São João, construído em 1547. O local é considerado a primeira fortaleza erguida no Brasil. Atualmente, é um local destinado para o aprendizado de nossa história, oferece uma visão do Canal de Bertioga. As visitas são monitoradas.

Um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam Bertioga é a Vila de Itatinga. Além de ser patrimônio de Bertioga, faz parte da história do Brasil. Autêntica vila inglesa, construída em 1910, abriga a primeira usina hidrelétrica do país e até hoje fornece parte da energia para o Porto de Santos, o maior da América Latina.

Entre as praias as mais procuradas são a do Cantão do Indaiá, localizada no final da Praia da Enseada, com águas calmas, ideal para a prática de esportes náuticos e também para o turismo de acessibilidade. A praia do Itaguaré é o melhor destino para quem quer um contato com a natureza intocada. Está preservada por lei com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *