Biografia de Armênio Guedes, um comunista singular, chega às livrarias

Arquivado em: Cultura, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado domingo, 6 de maio de 2018 as 17:25, por: CdB

A sabedoria de Armênio Guedes, cultivada ao longo de quase 50 anos de militância, pode ser condensada na obra de Mauro Malin.

 

Por Redação, com Revista Plurale – do Rio de Janeiro

 

A biografia política de Armênio Guedes (1918-2015), contra o pano de fundo da vida política brasileira e internacional, é leitura imperdível na atualidade do país. Armênio, cujo centenário de nascimento comemora-se em maio de 2018, foi talvez o melhor formulador da esquerda brasileira, destacando-se como firme defensor da linha de ampla unidade democrática que levou à derrota da ditadura (1964-1985).

Líder e militante comunista por uma vida inteira, Armênio Guedes teve sua biografia imortalizada na obra do escritor Mauro Malin
Líder e militante comunista por uma vida inteira, Armênio Guedes teve sua biografia imortalizada na obra do escritor Mauro Malin

A sabedoria de Armênio Guedes, cultivada ao longo de quase 50 anos de militância; pode ser condensada assim: impedir que utopia se transforme em voluntarismo. Ou, no sentido oposto, evitar que realismo vire ceticismo ou cinismo. A obra é do escritor Mauro Malin.

Legado

Antes de tudo, não ideologizar a política, mas politizar a ideologia. Nessa linha, entender a democracia, não como um simples caminho para o socialismo. E sim, como um valor permanente e universal. Este constitui o principal legado de Armênio Guedes para o pensamento de esquerda no Brasil.

O lançamento no Rio será nesta segunda-feira, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *