Bolsa de São Paulo recua com queda da taxa de juros

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2003 as 14:39, por: CdB

A Bolsa de Valores de São Paulo recuou nesta quarta-feira, após o Copom anunciar o corte do juro básico para 26 por cento ao ano. A redução de meio ponto percentual era esperada pela maioria dos economistas e operadores já sugeriam que a bolsa pudesse reagir à decisão com uma queda.

Às 14h, o Ibovespa recuava 0,92 por cento, para 13.649 pontos. No início do dia, o indicador das principais ações da bolsa paulista chegou a subir 0,82 por cento, mas também já havia mostrado ligeira baixa.

– O mercado já trabalhava com meio ponto (de corte), mas tinha um ou outro que achava que poderia ser melhor – relatou o operador de uma corretora de grande porte em São Paulo – (A redução) de meio ponto já estava no preço e agora o mercado está aproveitando para realizar um pouquinho.

O profissional não descartava uma recuperação da bolsa até o final do pregão, dependendo das condições de Wall Street. No mesmo horário, o índice Dow Jones caía 0,32 por cento e o termômetro tecnológico Nasdaq tinha alta de 0,68 por cento.

No mercado de câmbio, os negócios ainda estavam parados pelo intervalo de almoço. No final da manhã, o dólar subiu 1,40 por cento, cotado a 2,907 reais na venda.