Bolsonaro corre de Ciro ‘feito o diabo da cruz’ e evita os debates

Arquivado em: Brasil, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 7 de junho de 2018 as 16:24, por: CdB

Pré-candidato da ultradireita fascista, o deputado Jair Bolsonaro não quer participar de eventos com Ciro Gomes.

 

Por Redação – do Rio de Janeiro

 

Pré-candidato do PSL à Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) tem aceitado os conselhos de seus financiadores e se mantido distante do debate de ideias e projetos para o país. Principalmente, se entre os debatedores estiver o presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Ciro Gomes tem sido evitado por Bolsonaro, em debates eleitorais
Ciro Gomes tem sido evitado por Bolsonaro, em debates eleitorais

Bolsonaro tem preferido falar para o seu público mais direto; na tentativa de manter a atuai faixa dos 20% do eleitorado mais radical, da extrema direita fascista. Sua assessoria tem, sistematicamente, desmarcado sua presença em fóruns de discussão e debates políticos; seja qual for a pauta.

Empatado

Nos últimos 60 dias, Bolsonaro declinou da participação quatro encontros de grande porte; que contaram com a presença dos demais pré-candidatos; além de não conceder entrevistas e falar apenas a jornalistas alinhados ao seu espectro político.

A estratégia, até agora, tem mantido o representante fascista em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, com 15% das intenções de voto. Ciro Gomes, no entanto, o alcançou na última aferição com 12% das intenções de voto, empatado, portanto, já na margem de erro.

Sem conversa

Ambos, no entanto, perderiam já no primeiro turno para ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que larga com a vantagem de mais de 30% dos votos previstos, caso tenha sua candidatura liberada pela Justiça Eleitoral. Lula encontra-se preso, na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

O ex-capitão do exército, rejeitado por mais de 80% do eleitorado feminino, tratou de desaparecer e evitou o Fórum da Liberdade, realizado em Porto Alegre no dia 9 de abril. Além de Ciro Gomes, o evento contou com os pré-candidatos Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB); Henrique Meirelles (MDB), Flávio Rocha (PRB) e João Amoêdo (Novo).

Ainda em maio, também evitou encontro semelhante promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Este contou com a presença de 11 pré-candidatos ao Planalto. Ainda no mês passado, preferiu não falar ao público no debate promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), no Rio Grande do Sul.

Fã de Ciro

O principal motivo do cuidado ao participar de debates com Ciro Gomes, principalmente, segundo apurou a reportagem do Correio do Brasil junto a eleitores privilegiados de Bolsonaro, com acesso ao pré-candidato, é o fato de que, ambos, disputam uma mesma fatia do eleitorado. Ciro Gomes, porém, fala mais ao centro e menos à ultradireita, na qual situa-se o militar da reserva.

— Eu até confesso (…) publicamente. Acho que muita gente não vai gostar de mim, mas eu votei no Ciro Gomes para presidente da República — disse Jair Bolsonaro à TV Bandeirantes, no Rio de Janeiro, em 1999.

Na eleição seguinte, Bolsonaro manteve o voto.

— No primeiro turno, trabalhei para Ciro Gomes, que perdeu — afirmou, na tribuna da Câmara, em 2002. No segundo turno, rejeitou José Serra e optou por Lula.

Tesloucado

Mas, para Ciro Gomes, seu ex-eleitor e fã promove um desserviço à nação ao concorrer ao Planalto. Bolsonaro, para o pedetista, não passa de “um tresloucado” e “um boçal despreparado”.

— Temos obrigação de extirpar este câncer enquanto ele pode ser extirpado — vociferou.

Diante da possibilidade cada vez maior de Lula não participar das próximas eleições, Gomes aposta na polarização com Bolsonaro. Este, por sua vez, já declarou ter “muitas coisas em comum” com o ex-governador cearense, durante entrevista a uma rádio, em outubro, a uma rádio daquele Estado.

— Nossa defesa é pelo Brasil, mas pecamos às vezes pelas palavras que dizemos — conclui Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *