Uma pequena explosão, aparentemente provocada por uma bomba de fragmentação atingiu nesta quinta-feira um ônibus que transportava militares em Istambul. Ninguém ficou ferido, de acordo com a imprensa turca.
A explosão aconteceu no distrito de Kucukcekmece, que sofreu uma série de explosões em novembro, atribuídas a militantes islâmicos ligados à rede Al Qaeda. A polícia se negou a comentar o incidente, mas a imprensa turca informou que cerca de 45 soldados viajavam no ônibus no momento da explosão.
A TV turca mostrou buracos no ônibus provocados pela explosão e um carro com as janelas estilhaçadas.Especialistas em terrorismo foram mandados para o local e a polícia procurava por um suspeito na região. Nenhum grupo assumiu a autoria da explosão.
Pequenos grupos de extrema-esquerda, militantes islâmicos e grupos pró-curdos operam na Turquia e são responsáveis por grande parte dos ataques de pequena escala no país, realizados contra militares ou outras autoridades.
A segurança continua a ser um tema importante em Istambul em um momento no qual a cidade se prepara para sediar uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em junho, que terá a participação do presidente norte-americano, George W. Bush, e de outros importantes líderes ocidentais.